segunda-feira, 23 de julho de 2012

Linguagem digital nas aulas de rádio

          Esse post tem como pretensão refletir a respeito da inserção da linguagem digital em sala de aula e, neste caso particular, nas aulas de rádio.
          A ideia e possibilidade de inserir computadores portáteis às aulas ampliou o horizonte de ambos os lados: docentes e discentes. Como faço uso de computador diariamente há mais de 20 anos, adotando-o para trabalho, estudo e lazer, fiquei muito empolgada ao inserí-lo em minhas aulas.
          Houve dificuldade de convencer os alunos que poderiam levar seus computadores portáteis para a escola. Depois de convencidos, alguns começaram a levar. Estes alunos convivem com computadores e passam diversas horas ao dia usufruindo das maravilhas que o mundo digital e a internet disponibiliza a eles.
          As produções de roteiro para rádio ganharam nova velocidade. Ficaram mais ágeis. A gama de assuntos foi ampliada, saindo do conhecimento pessoal e indo em direção às informações disponíveis na rede, com discussão permanente acerca de sua veracidade.
          Com o passar dos meses os alunos começaram a associar aulas e computadores. As aulas parecem ser mais atraentes e os temas escolhidos, pesquisados e redigidos através de informações e ideias da internet são mais consistentes e criativos. Estão mais próximos de textos profissionais em algumas situações.

(Depois eu continuo...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário